Há algumas diferenças no que toca à concepção e decoração de
montras quando se tratam de lojas de rua, o chamado comércio tradicional, ou
lojas de shopping.
No caso dos centros comerciais, as montras das lojas estão
mais protegidas, são mais controladas e muitas vezes é possível trabalhar além
do vidro e criar efeitos de interacção com o publico, que nem sempre são possíveis
em lojas de rua, como por exemplo as amostras de tapetes colocadas pela Q’ria
Ideias no vidro das lojas Soraya permitindo que as pessoas tocassem e
experimentassem as texturas, num âmbito de marketing sensorial.
Por outro lado, as lojas de rua não têm os horários rígidos
dos shoppings e permitem trabalhar a qualquer hora do dia, com uma
descontracção que não existe nos centros comerciais, o que muitas vezes é um
incentivo à criatividade.
Em termos de produção, há que ter um cuidado redobrado nas
escolhas dos materiais quando se trata de uma loja de comércio tradicional. Tem
que existir uma análise prévia das condições a que a montra está sujeita, por
exemplo a exposição solar, para que passados alguns dias a montra se encontre
como no primeiro dia. Se for uma montra com muitas sombras, há que ter cuidado
na escolha das cores, opta-se sempre por cores claras.