quarta-feira, 5 de abril de 2017

UMA ESTRATÉGIA VENCEDORA COM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Despertamos o interesse? Sim, desenvolvemos um projecto onde tivemos a honra que fosse experienciado pelo nosso Presidente da República.
Para nós cada projecto tem um sabor especial e este não foge à regra. Desafiante, dinâmico, e a sua componente histórica suscitou desde logo um misto de mistério, criatividade e seriedade. Isto porque a história é um facto passado que não poderá ser desvirtuado, nem tão pouco abordado com leviandade. Ora, estamos a falar das Rotas de Sefarad, um projecto co-financiado pelo Ministério da Cultura Português e pelo EEA Grants (European Economic Area - Iceland, Liechtenstein and Norway). Como tal, foi assumida uma responsabilidade e um compromisso internacional sem margem para erro.


Começamos pelo desenvolvimento do conceito, sabendo que estávamos perante uma história da passagem dos judeus sefarditas por Portugal e as suas marcas desde o século XV.
Estamos a falar de 139 cidades e freguesias, reunidas em 37 municípios, um número bastante interessante e homogéneo no que compete à distribuição territorial, em solo nacional.

Esta magnitude e importância teria de estar patente em todas as peças que foram desenvolvidas para aquela que seria a Exposição em torno da história dos sefarditas. Dada a exclusividade e estarmos perante uma Exposição onde seriam exibidos artefactos e registos únicos da sua passagem por Portugal, consideramos o preto como fundo, sendo que é também uma cor ajustada à cultura judaica. Depois o dourado, que acaba por representar “a época dourada da história” dos sefarditas e o seu contributo para a sociedade portuguesa, como também representa elementos da própria cultura.


A Exposição

Intitulada como “Heranças e Vivências Judaicas em Portugal”, esta exposição teve como calendário iniciar-se na Torre do Tombo, em Lisboa, e quase em simultâneo em Oslo na Noruega.
A partir daqui ganhará mobilidade e irá percorrer os 37 municípios que compõem as Rotas de Sefarad.
Para a iniciativa foi necessário desenvolver toda a disposição de mobiliário, catálogo, suportes de comunicação e, claro, tudo isto tendo em conta a rota natural de passagem dos vários visitantes.
Mais um dote importante na categorização dos projectos é efectivamente haver o cuidado de tornar a exposição, agradável, funcional e arejada. Assim, permitindo um fluxo regrado e sem atropelos. Para uma exposição deste tipo e pelo facto de conter elementos de grande importância e que têm o seu tempo para leitura e interpretação será necessária uma exposição que não canse o visitante e lhe dê espaço físico e temporal para estar à vontade na assimilação.

A Comunicação

Após a finalização do conceito e espaço de exposição, há que comunicar, tornar o evento ou acontecimento mediático e envolvente. A componente estratégica entra em acção e para esta iniciativa consideramos alguns pontos importantes:
- Inauguração
- Conferência
- Marketing Digital

- Assessoria de imprensa


A Inauguração era pertinente, uma vez que se tratava de um assunto inédito e internacional. A presença conseguida do Presidente da República foi extremamente positiva e que catapultaria todo o mediatismo necessário. Uma vez validada houve a necessidade de providenciar todo o protocolo associado, bem como as diligências necessárias como a gestão do espaço, hospedeiras especializadas para receber e encaminhar todos os convidados, etc. Facto: Convertendo-se num sucesso!
A Conferência seria importante para que existisse uma vertente mais analítica e credível para a imprensa e para os demais convidados e interessados nesta iniciativa. De destacar a Embaixadora de Israel e o Embaixador da Noruega para a projecção internacional.
Posteriormente, a adequação dos meios necessários para divulgação durante o mês da inauguração, como é o caso do Marketing Digital, falando mais propriamente das Redes Sociais e do Mail Marketing. Já a assessoria de imprensa fundamental para explorar a notoriedade associada e acrescida pelo envolvimento do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em jeito de conclusão, este caso serve como um “Case Study”, projecto interessante, envolvente e que superou as expectativas de quem nos confiou o projecto em concurso público.

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