quarta-feira, 10 de maio de 2017

4 TENDÊNCIAS DE PACKGING E DA SUA COMUNICAÇÃO

Num mundo em constante mudança e reforma, cada vez mais com o objectivo na preservação e ao mesmo tempo na rentabilidade e viabilidade económica, muitas marcas conseguiram organizar-se e já estão com lançamentos, para 2017, com produtos que visam “vestirem-se” de forma mais consciente. Por outro lado a sua comunicação tende a ser mais vistosa e vibrante.

Quando falamos em vestir produtos, estamos naturalmente a falar do seu packaging. E o que é isto de Packaging consciente?

As primeiras duas tendências e as mais conscientes representam um mundo melhor e mais responsável pelo meio que nos rodeia, com a vertente “eco” e a vertente saúde bem patentes.


O Eco é uma tendência em crescimento pois cada vez mais se utilizam embalagens biodegradáveis ou recicladas. Por exemplo, sabia que as embalagens de alimentos são um dos maiores poluidores pelo excesso de resíduos nos aterros e oceanos? Pois é…e por isso destacamos esta atitude responsável do designer Felix Pottinger que se lembrou de fazer uma embalagem para alimentos biodegradável feita com ervas marinhas, especialmente pensadas para a indústria alimentar. Como poderá ver na imagem.

Outra das tendências é precisamente a preocupação pela saúde e dessa forma a embalagem terá que representar isso mesmo através de uma comunicação focada, em que os claims passam a ser os nutrientes, as calorias e a percentagem de quão natural é o produto.


Já na 3ª tendência encontramos algo curioso e bem pensado. As medidas do vestuário viram inspiração para texturas e outros segmentos de produtos. Por exemplo um sumo ou um leite mais ou menos concentrado poderá ter na sua embalagem as letras S M e L com o tamanho/concentração assinalada S, M ou L correspondente. Por exemplo S para uma baixa concentração e L para uma concentração maior de frutas. A textura também poderá ser referenciada através de pontos de relevo menores ou menores como podemos ver na imagem.


Por último, temos a tendência de cores fluorescentes, que especialmente estão adaptadas a produtos mais noctívagos, como é o caso das cervejas Haudegen aqui ilustradas. Com base escura tende a realçar à noite o que verdadeiramente importa, portanto, estamos a falar de uma embalagem adaptada e visivelmente feita para saltar aos olhos dos consumidores.

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