quinta-feira, 20 de julho de 2017

3 MARKETING TOOLS PARA O SEU NEGÓCIO

Aconteça o que acontecer não largue estas ferramentas de trabalho! Este artigo servirá de uma maneira geral para todos os que desenvolvem trabalho de comunicação, desde os que o fazem sozinhos, passando pelos que estão a iniciar um caminho agora até aos que já trabalham com agências de comunicação.
O que nós vamos apresentar aqui é no fundo um método de trabalho que permite de forma rotineira medir, comunicar ou planear um negócio.
Veja o marketing não como “a comunicação”, mas muito mais que isso. É todo um processo de acompanhamento de mercado e esse mercado tem que ser conhecido ao detalhe para efetivamente corresponder às necessidades que vão apresentando.

1. Email Marketing
Se tem uma base de dados ou se conseguir reunir uma série de contactos de potenciais clientes utilize uma plataforma de envio de e-mails. Tente criar a sua plataforma de forma a ter o seu e-mail personalizado e com uma linha de comunicação apontada para sua marca, com várias listas segmentadas de potenciais clientes.
Se, eventualmente, essa plataforma tiver um leitor de estatísticas poderia potenciar ajustes futuros e uma comunicação mais incisiva.
Mas este é um meio que será primário a par por exemplo de um website ou das redes sociais. Primário com pelo facto de ser essencial ao contacto e feedback com o cliente.
Através destas ferramentas poderá saber que caminho cimentar.




2. Analytics
Com o propósito de seguir os seus clientes no online, e então se tiver uma loja online melhor, há que saber qual a origem desses mesmos clientes.
Verifique todos os dados possíveis numa fase inicial, verifique desde o fluxo de comportamento, ao site de origem, bem como localização. Isso irá permitir tomar medidas de comunicação mais agressivas. Cruze com os seus contactos de Email Marketing.
Registe todos os meses estes valores e vá ajustando as suas campanhas.
Como é óbvio falamos da ferramenta Google Analytics. É um mundo! E poderá ser uma excelente ferramenta para apelar a acções, passar dados concretos e que ajudem a sua agência a corresponder de forma eficaz.

3. Organizer
Será importante por via de um Excel bem definido ou até um programa como o Wonderlist movimentar todas as tarefas e notas para um dado evento, ação ou compromisso estratégico.
Se optar por um Excel esta folha de cálculo, se bem estruturada, poderá partilhar numa dropbox, Google Drive ou servidor de modo a que todos possam editar e torna-lo numa verdadeira ferramenta de organização geral.
Estas ferramentas poderão ser extremamente úteis na passagem de informação para um briefing ou até mesmo para a agência com quem trabalha, além de o ajudar a conhecer melhor a marca, mais uma vez.

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